Bacharelado em Matemática (BMA)
O Curso Bacharelado em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz foi criado em 15 de setembro de 1998, o mesmo surgiu como curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação Matemática – autorizado pelo parecer do Conselho Estadual de Educação nº 133/98, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 30 outubro de 1998.
Teve como data de início de funcionamento o dia 01 de março de 1999, autorizado a funcionar com 30 (trinta) vagas anuais, 2.835 (duas mil oitocentos e trinta e cinco) horas, integralizáveis em, no mínimo de 8 (oito) semestres e máximo de 15 (quinze) semestres. O regime de matrícula adotado foi o semestral, por disciplinas, obedecendo ao sistema de créditos definido pelo regimento geral da UESC.
O objetivo geral é promover a formação do cidadão capacitando-o para o exercício profissional, tanto no magistério superior, através da realização de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, quanto nas organizações públicas ou privadas, por meio da produção, aplicação e aperfeiçoamento do seu conhecimento.
Perfil do Egresso
Um matemático, ou profissional em Matemática é um sujeito que se dedica ao estudo e pesquisa da Matemática enquanto área de conhecimento. O interesse nesse estudo e pesquisa não se restringe à realização de cálculos. Na sua maior parte, o interesse é voltado ao estudo de padrões qualitativos e quantitativos em sistemas formais que podem ou não modelar sistemas naturais, econômicos e sociais. Uma das partes importante do trabalho de um matemático consiste na formulação de proposições referentes a estes sistemas e encontrar provas formais e rigorosas correspondentes.
O conhecimento matemático, gerado ao longo dos séculos, provem da solução de problemas que surgem na própria Matemática, nas ciências naturais, sociais e econômicas, e no processo de desenvolvimento tecnológico. Este conhecimento é por sua vez utilizado para resolver outros problemas nestas áreas, o que muitas vezes leva à criação de novos campos da própria Matemática, inclusive de disciplinas totalmente novas e inesperadas.
Existe também a atividade puramente matemática, ou seja, a prática da Matemática pelo seu próprio interesse intrínseco, sem considerar possíveis aplicações como motivação. Muitos problemas são estudados simplesmente pelo desafio que apresentam, embora a história mostre que os métodos e técnicas inventados durante este processo acabam encontrando aplicações em outras esferas da atividade humana.
As seguintes habilidades, enunciadas por ordem de importância, são consideradas como sendo o perfil do egresso do curso de Bacharelado em Matemática da UESC:
1. O bacharel em Matemática deve ser um indivíduo extremamente criativo, com uma grande capacidade para estabelecer analogias, abstrações e generalizações;
2. Deve possuir uma mente aberta e estar sempre disposto a adotar ideias inovadoras na abordagem de problemas;
3. Deve possuir uma habilidade altamente desenvolvida de raciocínio lógico formal;
4. Deve possuir extrema capacidade de comunicação tanto verbal como textual em Matemática e deve permanecer fortemente motivado para o livre intercâmbio de ideias com outros profissionais em Matemática e áreas de interação;
5. Deve possuir a capacidade de adquirir conhecimentos nas diversas áreas do saber científico e tecnológico;
6. Finalmente, deve possuir amplos conhecimentos nas áreas fundamentais da Matemática, que tem se mostrado de imensa utilidade em muitas esferas da atividade humana, assim como em outras disciplinas específicas da própria Matemática ou de outros campos do saber que interagem com ela, selecionadas individualmente de acordo com seus interesses.
Estrutura Curricular
O curso Bacharelado em Matemática da UESC está dividido em três núcleos: Núcleo de Conteúdos de Formação Geral, Núcleo de Conteúdos Profissionalizantes e Núcleo de Disciplinas Optativas. Ambos os núcleos possuem matérias específicas da Matemática assim como matérias comuns a outros cursos de Ciências Exatas. Veja os seguintes documentos para mais informações: