Licenciatura em Matemática (LMA)
O Curso Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz foi criado em 15 de setembro de 1998, o mesmo surgiu como curso de Licenciatura em Ciências – Habilitação Matemática – autorizado pelo parecer do Conselho Estadual de Educação nº 113/98, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia em 28 setembro de 1998.
Teve como data de início de funcionamento o dia 01 de março de 1999, autorizado a funcionar com 30 (trinta) vagas, e 2.835 (duas mil oitocentos e trinta e cinco) horas, integralizáveis em 8 (oito) semestres. O regime de matrícula adotado foi o semestral, por disciplinas, obedecendo ao sistema de créditos definido pelo regimento geral da UESC.
O objetivo geral é preparar o profissional que pretende dedicar-se ao ensino de Matemática para atuar na Educação Básica, além de proporcionar essa formação, o graduando poderá continuar os seus estudos em nível de pós-graduação latu e strictu sensu, em Matemática, Educação Matemática ou área a fins, o que lhes permitirá atuar também no magistério superior, bem como contribuir com ações de melhoria em sua prática pedagógica no ensino fundamental e médio.
Perfil do Egresso
As transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas têm imposto à área de educação em geral e à de ensino de matemática em particular a necessidade de reformular constantemente seus pressupostos, redefinindo o como e o porquê ensinar essa disciplina. Diante das configurações epistêmicas contemporâneas e das novas demandas sociais e políticas para a escola num contexto em transformação, tem sido questionado o papel do professor na sociedade moderna e exposta a necessidade de formar um profissional capaz de enfrentar seus desafios mais urgentes.
O perfil esperado dos acadêmicos egressos do curso de Licenciatura em Matemática (LMA) se traduz nas habilidades e competências que estes forem capazes de mobilizar, ao terminarem sua formação básica. A linha mestra deste perfil busca valorizar, de forma indissociável, tanto a dimensão objetiva do saber científico como a dimensão subjetiva do aluno para o qual o currículo escolar é proposto. O professor egresso do curso deverá ser capaz de desenvolver ações educacionais, pedagógicas e científicas a partir de uma visão que valorize a multiplicidade de dimensões do ser humano, nos limites e metas definidas na proposta política e educacional da UESC.
O egresso de LMA deverá apresentar não só o domínio dos conteúdos a serem socializados e de sua articulação interdisciplinar, mas também do conhecimento pedagógico, a fim de saber mobilizar o conhecimento em situações concretas, ou seja, de atuar em situações singulares, apresentando respostas adequadas e fazendo intervenções produtivas nos ensinos fundamental e médio. Para tanto, receberá uma formação que lhe garanta conhecimentos sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação, sobre crianças, jovens e adultos, cultura geral e profissional e sobre processos de investigação que lhe possibilitem compreender o papel social da escola.
As competências e habilidades de caráter geral do professor de matemática são as seguintes:
1. capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
2. capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
3. capacidade de compreender, criticar e utilizar novas idéias e tecnologias para resolução de problemas;
4. capacidade de aprendizagem continuada, utilizando sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
5. habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
6. estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento;
7. conhecimento de questões contemporâneas;
8. educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
9. participação nos programas de formação continuada;
10. realização de estudos de pós-graduação;
11. trabalho na interface da matemática com outros campos de saber;
As competências e habilidades de caráter específico do professor de matemática são as seguintes:
1. elaborar, implementar e avaliar propostas de ensino-aprendizagem de matemática para educação básica;
2. analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
3. analisar criticamente propostas curriculares de matemática para a educação básica;
4. desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
5. perceber a prática docente de matemática como um processo complexo e dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, e fazer dela um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
6. contribuir para a gestão de projetos coletivos dentro da escola básica.
Estrutura Curricular
As disciplinas que compõem a matriz curricular do Curso Licenciatura em Matemática estão organizadas em três eixos articuladores de conhecimento que se 36 encontram inter-relacionados e que orientam a distribuição dos conteúdos ao longo dos semestres letivos. São eles: Formação Básica (Saberes da Matemática e Conhecimentos Gerais); Formação para a Docência (Estudo das Relações entre Matemática, Cultura, Desenvolvimento humano e Cotidiano Escolar); e, por fim, Prática Profissional (Articulação entre Saberes Matemáticos e Pedagógicos entre Prática Docente). Veja os seguintes documentos para mais informações: