top of page
Movimento Estudantil
Pelos direitos dos estudantes
O movimento estudantil (ME) tem como papel representar os estudantes e junto a eles lutar pelos direitos, assistência e permanência estudantil no meio acadêmico.
União Nacional dos Estudantes (UNE)
A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Em meio a esse processo, os estudantes vão se organizando em entidades representativas como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais), uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos.
Fonte: https://www.une.org.br/
Diretório Central dos Estudantes (DCE)
O DCE Livre Carlos Marighella é a entidade representativa das e dos estudantes da UESC. Representa os estudantes perante à Reitoria e tem direito a cadeiras nos Conselhos Universitários e a cadeiras nas câmaras dos conselhos.
Fonte: DCE UESC
Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs)
Os Centros Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs) representam os estudantes de um curso. As entidades têm representação estudantil no departamento do curso, com direito a cadeiras no Colegiado e câmara departamental. Além disso, têm o papel de construção da resistência em espaços extra-institucionais, como construção de atos e eventos políticos. Apesar de sua importância na representação dos alunos, muitos cursos novos e alguns antigos ainda não conseguiram se mobilizar para sua (re)fundação/formulação.
Fonte: DCE UESC
bottom of page